Sobre a Revista

A proposta desse espaço é que ele se configure como território amplo e aberto para divulgação, informação e debates no que se refere e afeta o ensino de História, conforme os atuais valores e missões da ABEH de estabelecer interlocuções cada vez mais abrangentes e de valorizar o trabalho de professores e professoras de História em todos os níveis e âmbitos de ensino, gestão, pesquisa e divulgação. A intenção é reunir depoimentos e relatos de experiências, produções de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, debates conceituais no campo do Ensino de História, bem como discutir temáticas de demandas contemporâneas e divulgar projetos e iniciativas pelo Brasil e pelo mundo.

A revista é composta por seis colunas, cada uma contando com uma dupla de curadores/as e coordenada por uma editoria renovada a cada dois anos. Será publicada uma edição por mês. Os textos deverão estar conformes ao escopo de cada coluna e adequados às normas de formatação, além de respeitar os princípios éticos da Revista.

Por ser uma iniciativa de divulgação científica, serão aceitos diversos formatos de expressão, como: textos escritos, vídeos, podcasts, canções, entre outros meios de interação, sempre acompanhados de uma apresentação que contextualize o conteúdo. Textos bilíngues também serão aceitos, privilegiando a publicação de versões em inglês e em espanhol. Os materiais enviados serão submetidos a uma comissão editorial e a um conselho de consultores que avaliarão criticamente as propostas. 

Pretendemos constituir um espaço de divulgação científica em formato ágil, que atue como um portal de ações comentadas da área, de troca de experiências de sala de aula, de debate político geral e das políticas públicas para a área em particular. Buscamos criar oportunidade de encontros entre todas-os-es que pensam, refletem, pesquisam e mobilizam práticas sensíveis nos mais diversos espaços que envolvem o ensino de história: escolas, espaços culturais e de memória, redes sociais, arquivos, universidades, movimentos sociais, entre outros.

Serão aceitos materiais de docentes e discentes da educação básica assim como do ensino superior e das pós-graduações.

Editoria: Cristiano Nicolini (UFG)
Editoria substituta: Sonia Maria de Almeida Ignatiuk Wanderley (UERJ)

Colunas:

Chão da História

Curadoria: Arnaldo Pinto Junior (UNICAMP) e Felipe Dias de Oliveira Silva (UNICAMP)

Esta coluna tem a intenção de ampliar as repercussões do programa “Chão da História”, constituindo-se em espaço de debate acerca dos temas tratados nos episódios já produzidos e de suas relações com questões candentes. Nesse sentido, tanto as/os convidadas/os do referido programa como profissionais da educação em geral podem contribuir com análises que articulem concepções de educação, experiências curriculares e o ensino de História.

 

Desafios e dilemas da profissão docente

Curadoria: Luciana Borgerth Vial Corrêa (PUC-RJ) e Rafaela Albergaria Mello (SEEDUC-RJ) 

Essa coluna objetiva apresentar pesquisas, reflexões e experiências desenvolvidas no âmbito escolar e não escolar, que sejam resultado de atividades desenvolvidas pelos sujeitos e que possibilitem o processo de formação docente, inicial e/ou continuado. As atividades desenvolvidas em Estágio Supervisionado, em espaços escolares e não escolares, oficinas, minicursos e atividades de jogos podem ser sistematizadas e apresentadas como potencial de reflexões sobre a formação docente. A coluna está aberta para as diferentes perspectivas teórico-metodológicas que dialogam com este processo formativo e que fundamentam o ensino de História nos múltiplos espaços e nas mais variadas modalidades.

 

Provocações

Curadoria: Letícia Ribas Diefenthaeler Bohn (UNIVILLE) e Geane Bezerra Cavalcanti (UFRPE/Secretaria do Estado de Educação da Paraíba) 

A coluna propõe debates teórico-metodológicos que tenham como pauta a transversalidade entre teorias, reflexões e práticas no ensino de História. Cada publicação será composta de pelo menos dois textos escritos por pessoas com pontos de vista distintos sobre o assunto em foco.

 

Vice-versa

Curadoria: Lucília Maria Santiso Dieguez (Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro) e Ana Beatriz Bernardes (PPGH UFG) 

Espaço para divulgação de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Programas Profissionais de Pós-Graduação que refletem sobre o ensino de história. Convidamos aos docentes pesquisadores da Educação Básica que orientam sua práxis pela relação indissociável entre ensino-pesquisa, e vice-versa, a divulgarem seus trabalhos nesta coluna. Há espaço também para textos que se proponham a refletir sobre as singularidades destes programas e suas reverberações nos quefazeres da sala de aula de História e no debate sobre a elaboração dos saberes históricos escolares.

 

Trajetórias dialogadas

Curadoria: Raquel Alvarenga Sena Venera (UNIVILLE) e Erinaldo Vicente Cavalcanti (UFPA)

A coluna Trajetórias dialogadas é dedicada às memórias do campo do Ensino de História.  Espera-se que as narrativas apresentadas aqui trarão registros sobre a construção do campo  do Ensino de História como pesquisa e produção de conhecimentos. Esperamos  receber contribuições e registros de outras iniciativas que podem vir em formato de  entrevistas, trechos escolhidos, fotografias ou artigos.

 

Rizoma de ações

Curadoria: Mariana de Oliveira Amorim (UNIRIO) e Adriana Soares Ralejo (UFABC)

Divulgação de eventos, palestras, entrevistas, lives, podcast etc, de âmbito regional e/ou nacional, do campo do Ensino de História. Cada evento divulgado deve ser acompanhado de um texto que o apresente e o descreva, bem como de um card e/ou o de seu link de acesso. Rizoma de ações significa pensar em como os diversos eventos de Ensino de História podem se conectar e dar consistência ao campo, sem que percam suas especificidades, já que um rizoma, de acordo com Deleuze e Guattari, se conecta, se multiplica e se fortalece pelas alianças que produz.

 

Os textos enviados são analisados pelos/as curadores/as de cada coluna. Existindo divergência sobre a apreciação, a equipe editorial solicitará a análise de um/a terceiro/a parecerista, mantendo o anonimato do/a autor/a e avaliador/a.