Edições anteriores

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    Palavras ABEHrtas - Número Zero

    Esse é o número zero da Revista Palavras ABEHrtas. Aqui, você conhecerá melhor cada uma das colunas, para seguir no debate conosco, enviando seu texto e construindo nosso diálogo.

  • Nº. 1, jul. 2021

    Esse é o primeiro número da revista Palavras Abehrtas!

    Convidamos a ler, divulgar e debater conosco. 

    A revista aceita submissões em fluxo contínuo. Em agosto, publicaremos o segundo número. Participe!

  • Nº. 2, ago. 2021

    Esse é o número dois da revista Palavras Abehrtas.

  • Número 3
    n. 3

    O Número 3 da revista Palavras Abehrtas convida a reflexões sobre as multiplicidades dos tempos e dos sentidos na sala de aula de história, com os textos de Nilton Mullet Pereira (coluna Chão da História) e de Federico Alvez e Bruno Picoli (coluna Provocações).

    Matheus Cruz (coluna Vice-Versa) discute um instigante projeto em torno de nomes de ruas, enquanto Rafael Levandovski (coluna Desafios e dilemas da profissão docente) apresenta o perfil de docentes de história perseguidos durante a ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul.

    Por fim, Cristiano Nicolini e Kenia Medeiros ampliam o Rizoma de Ações divulgando a I Jornada do GT Ensino de História e Educação da Anpuh-GO.

    A Palavras Abehrtas agradece aos autores e convida a seguirem em diálogo conosco: estamos recebendo manuscritos para o número 4, de outubro de 2021.

  • Número 6
    n. 6

    O número 6 da revista Palavras ABEHrtas está provocador!

    A coluna Provocações recebeu três textos de assuntos candentes e diversos.

    Regina Rodeghero apresenta um alerta para a pesquisa em ensino de História: apesar da postura antirracista predominante no campo, a branquitude ainda não é colocada em questão. Por que isso acontece?

    Por sua vez, Débora da Silva discute as sensibilidades no ensino de História, principalmente nas relações entre passado e presente. O artigo apresenta um panorama historiográfico e diversos exemplos que auxiliam a pensar sobre as questões socialmente vivas.

    O terceiro texto da Provocações, escrito por Margarida Dias de Oliveira e Itamar Freitas toca num tema  espinhoso: as ideologias e os/as professores/as de História. Há lugar para pensamentos de direita no campo de pesquisa e nas salas de aula?

    Por último, a coluna Desafios e Dilemas da Profissão Docente recebeu a contribuição de Ana Bernardes, que compartilhou e analisou experiências sobre o ensino remoto e o mito da produtividade docente. Será que nós, realmente, trabalhamos menos durante os anos da pandemia?

    Essa edição traz muitas questões para pensar... Segue aberto o convite para publicações que queiram dialogar com esse e com outros números da Palavras ABEHrtas! 

  • Número 4
    n. 4

    O número 4 da Revista Palavras Abehrtas está convidando ao debate e à participação.

    Neste mês, contamos com dois textos na coluna Provocações. Carmem Gil subverte as tradicionais perspectivas sobre Educação Patrimonial e propõe que o seu lugar no ensino de história é o de "reconhecer, valorizar e reparar". Já Danielle Farias prossegue o debate iniciado no nosso primeiro número, trazendo novos argumentos sobre as relações entre os campos do ensino de história, da história e da educação.

    Na coluna Chão da História, três docentes compartilham experiências de criação curricular na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao entender o currículo como narrativa e as práticas de sala de aula como oportunidades de refração, os autores Diogo Vianna, André da Cunha e Felipe Silva instigam-nos ao exercício da esperança.

    Na coluna Rizoma de Ações apresentamos dois textos bem diversos. O primeiro é o lançamento do livro "Do lado esquerdo do peito, Paulo Freire: Presente!". Os organizadores da obra - Marco Mello, Caroline Pacievitch e Marcus Vianna apresentam o livro e convidam para a leitura.

    O segundo texto foi produzido por uma das curadoras da própria coluna, Adriana Ralejo, listando os eventos que acontecerão em novembro e lembrando que a ABEH conta com uma agenda de atividades, disponível aqui no site da revista e também na página da Associação.

    Desejamos boas leituras e que se sintam provocados-as-es a seguir em debate conosco!

     

    Editoria Palavras Abehrtas

  • Número 5
    n. 5

    Com alegria, publicamos a quinta edição da Revista Palavras ABEHrtas, referente ao mês de fevereiro de 2022.

    Nessa edição, contamos com três artigos.

    Na coluna Desafios e dilemas da profissão docente, conferimos o trabalho "Desenterrando gigantes: a responsabilidade ética dos historiadores", de Lucas Rodrigues, que construiu uma instigante reflexão sobre memória, esquecimento e história.

    Já na coluna Provocações, Margarida Dias de Oliveira e Itamar Freitas oferecem um texto crítico, realista e propositivo em torno da BNC - Formação, com o excelente título "Base Nacional de Formação de Professores: diminuir retrocessos e construir futuros possíveis".

    Por fim, Robson Fernandes, na coluna Vice-Versa, explora "O nó na garganta: o falacioso discurso da 'ideologia de gênero' ainda continua provocando pânico moral no ensino", relatando experiências notáveis desenvolvidas com estudantes de Ensino Médio.

    Convidamos a ler e a seguir o debate, encaminhando seus próprios trabalhos que comentem estas e outras publicações da nossa revista!

  • Número 7
    n. 7

    Nesta edição, contamos com cinco artigos que abordam temáticas bem variadas.

    Iniciamos com a coluna Chão da História, onde Priscila Trucullo propõe formas de resistência aos avanços neoliberais nas políticas públicas educacionais que permeiam os sentidos curriculares no Ensino de História.

    O artigo da coluna Provocações, escrito por Robson Fernandes, também aborda as disputas com projetos neoconservadores, debatendo as características autoritárias de uma proposta de escola cívico-militar.

    Ainda com um olhar no passado, mas ressignificado, lemos a discussão proposta por André Soares e Margarida de Oliveira em torno de uma escola ainda multisseriada - e estruturada - em Japi (RN). Esse artigo compartilha a coluna Desafios e Dilemas da Profissão Docente com o relato de Isadora Malveira de uma saída a campo pela cidade de Goiânia, em que os monumentos à barbárie e à rebeldia se misturam e permitem a criação de cenários históricos que provocam o pensamento crítico.

    A edição se encerra com outro convite para mergulhar na cidade por meio de seus monumentos, com a proposta didática de imersão pela Pequena África, apresentado por Clara de Andrade, Cassiane Gomes, Felipe Candido e Julia da Silva na coluna Vice-Versa.

    Ao final, publicamos uma errata referente a um artigo publicado no dossiê sobre os 20 anos da lei 10.639/03.

    Essa também é a última edição coordenada pelo atual comitê editorial. A partir de 2024, um novo grupo terá a felicidade de prosseguir com esse instigante projeto de divulgação científica em Ensino de História. Despedimo-nos com gratidão, desejando aos novos colegas um bom trabalho!

  • Dossiê 20 anos da lei 10.639/03
    n. especial

    Esse dossiê, publicado em número especial, contempla trabalhos sobre os 20 anos da lei 10.639/03, do ponto de vista do Ensino de História.