Edições anteriores
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Palavras ABEHrtas - Número Zero
Esse é o número zero da Revista Palavras ABEHrtas. Aqui, você conhecerá melhor cada uma das colunas, para seguir no debate conosco, enviando seu texto e construindo nosso diálogo.
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Nº. 1, jul. 2021
Esse é o primeiro número da revista Palavras Abehrtas!
Convidamos a ler, divulgar e debater conosco.
A revista aceita submissões em fluxo contínuo. Em agosto, publicaremos o segundo número. Participe!
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Número 3
n. 3O Número 3 da revista Palavras Abehrtas convida a reflexões sobre as multiplicidades dos tempos e dos sentidos na sala de aula de história, com os textos de Nilton Mullet Pereira (coluna Chão da História) e de Federico Alvez e Bruno Picoli (coluna Provocações).
Matheus Cruz (coluna Vice-Versa) discute um instigante projeto em torno de nomes de ruas, enquanto Rafael Levandovski (coluna Desafios e dilemas da profissão docente) apresenta o perfil de docentes de história perseguidos durante a ditadura civil-militar no Rio Grande do Sul.
Por fim, Cristiano Nicolini e Kenia Medeiros ampliam o Rizoma de Ações divulgando a I Jornada do GT Ensino de História e Educação da Anpuh-GO.
A Palavras Abehrtas agradece aos autores e convida a seguirem em diálogo conosco: estamos recebendo manuscritos para o número 4, de outubro de 2021.
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Número 6
n. 6O número 6 da revista Palavras ABEHrtas está provocador!
A coluna Provocações recebeu três textos de assuntos candentes e diversos.
Regina Rodeghero apresenta um alerta para a pesquisa em ensino de História: apesar da postura antirracista predominante no campo, a branquitude ainda não é colocada em questão. Por que isso acontece?
Por sua vez, Débora da Silva discute as sensibilidades no ensino de História, principalmente nas relações entre passado e presente. O artigo apresenta um panorama historiográfico e diversos exemplos que auxiliam a pensar sobre as questões socialmente vivas.
O terceiro texto da Provocações, escrito por Margarida Dias de Oliveira e Itamar Freitas toca num tema espinhoso: as ideologias e os/as professores/as de História. Há lugar para pensamentos de direita no campo de pesquisa e nas salas de aula?
Por último, a coluna Desafios e Dilemas da Profissão Docente recebeu a contribuição de Ana Bernardes, que compartilhou e analisou experiências sobre o ensino remoto e o mito da produtividade docente. Será que nós, realmente, trabalhamos menos durante os anos da pandemia?
Essa edição traz muitas questões para pensar... Segue aberto o convite para publicações que queiram dialogar com esse e com outros números da Palavras ABEHrtas!
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Número 4
n. 4O número 4 da Revista Palavras Abehrtas está convidando ao debate e à participação.
Neste mês, contamos com dois textos na coluna Provocações. Carmem Gil subverte as tradicionais perspectivas sobre Educação Patrimonial e propõe que o seu lugar no ensino de história é o de "reconhecer, valorizar e reparar". Já Danielle Farias prossegue o debate iniciado no nosso primeiro número, trazendo novos argumentos sobre as relações entre os campos do ensino de história, da história e da educação.
Na coluna Chão da História, três docentes compartilham experiências de criação curricular na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao entender o currículo como narrativa e as práticas de sala de aula como oportunidades de refração, os autores Diogo Vianna, André da Cunha e Felipe Silva instigam-nos ao exercício da esperança.
Na coluna Rizoma de Ações apresentamos dois textos bem diversos. O primeiro é o lançamento do livro "Do lado esquerdo do peito, Paulo Freire: Presente!". Os organizadores da obra - Marco Mello, Caroline Pacievitch e Marcus Vianna apresentam o livro e convidam para a leitura.
O segundo texto foi produzido por uma das curadoras da própria coluna, Adriana Ralejo, listando os eventos que acontecerão em novembro e lembrando que a ABEH conta com uma agenda de atividades, disponível aqui no site da revista e também na página da Associação.
Desejamos boas leituras e que se sintam provocados-as-es a seguir em debate conosco!
Editoria Palavras Abehrtas
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Número 5
n. 5Com alegria, publicamos a quinta edição da Revista Palavras ABEHrtas, referente ao mês de fevereiro de 2022.
Nessa edição, contamos com três artigos.
Na coluna Desafios e dilemas da profissão docente, conferimos o trabalho "Desenterrando gigantes: a responsabilidade ética dos historiadores", de Lucas Rodrigues, que construiu uma instigante reflexão sobre memória, esquecimento e história.
Já na coluna Provocações, Margarida Dias de Oliveira e Itamar Freitas oferecem um texto crítico, realista e propositivo em torno da BNC - Formação, com o excelente título "Base Nacional de Formação de Professores: diminuir retrocessos e construir futuros possíveis".
Por fim, Robson Fernandes, na coluna Vice-Versa, explora "O nó na garganta: o falacioso discurso da 'ideologia de gênero' ainda continua provocando pânico moral no ensino", relatando experiências notáveis desenvolvidas com estudantes de Ensino Médio.
Convidamos a ler e a seguir o debate, encaminhando seus próprios trabalhos que comentem estas e outras publicações da nossa revista!
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Dossiê 20 anos da lei 10.639/03
n. especialEsse dossiê, publicado em número especial, contempla trabalhos sobre os 20 anos da lei 10.639/03, do ponto de vista do Ensino de História.