n. 6: Número 6

					Visualizar n. 6: Número 6

O número 6 da revista Palavras ABEHrtas está provocador!

A coluna Provocações recebeu três textos de assuntos candentes e diversos.

Regina Rodeghero apresenta um alerta para a pesquisa em ensino de História: apesar da postura antirracista predominante no campo, a branquitude ainda não é colocada em questão. Por que isso acontece?

Por sua vez, Débora da Silva discute as sensibilidades no ensino de História, principalmente nas relações entre passado e presente. O artigo apresenta um panorama historiográfico e diversos exemplos que auxiliam a pensar sobre as questões socialmente vivas.

O terceiro texto da Provocações, escrito por Margarida Dias de Oliveira e Itamar Freitas toca num tema  espinhoso: as ideologias e os/as professores/as de História. Há lugar para pensamentos de direita no campo de pesquisa e nas salas de aula?

Por último, a coluna Desafios e Dilemas da Profissão Docente recebeu a contribuição de Ana Bernardes, que compartilhou e analisou experiências sobre o ensino remoto e o mito da produtividade docente. Será que nós, realmente, trabalhamos menos durante os anos da pandemia?

Essa edição traz muitas questões para pensar... Segue aberto o convite para publicações que queiram dialogar com esse e com outros números da Palavras ABEHrtas! 

Publicado: 2022-11-01