Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- O material submetido à revista está adequado ao escopo da Coluna escolhida.
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- O texto segue os princípios éticos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
- Não foi publicado outro material de minha autoria ou co-autoria, na Palavras Abehrtas, nos últimos dois meses
Chão da História
Esta coluna tem a intenção de ampliar as repercussões do programa “Chão da História”,
constituindo-se em espaço de debate acerca dos temas tratados nos episódios já
produzidos e de suas relações com questões candentes. Nesse sentido, tanto as/os
convidadas/os do referido programa como profissionais da educação em geral podem
contribuir com análises que articulem concepções de educação, experiências
curriculares e o ensino de História.
Desafios e dilemas da profissão docente
Essa coluna objetiva apresentar pesquisas, reflexões e experiências desenvolvidas no âmbito escolar e não escolar, que sejam resultado de atividades desenvolvidas pelos sujeitos e que possibilitem o processo de formação docente, inicial e/ou continuado. As atividades desenvolvidas em Estágio Supervisionado, em espaços escolares e não escolares, oficinas, minicursos e atividades de jogos podem ser sistematizadas e apresentadas como potencial de reflexões sobre a formação docente. A coluna está aberta para as diferentes perspectivas teórico-metodológicas que dialogam com este processo formativo e que fundamentam o ensino de História nos múltiplos espaços e nas mais variadas modalidades.
Provocações
A coluna propõe debates teórico-metodológicos que tenham como pauta a transversalidade entre teorias, reflexões e práticas no ensino de História. Cada publicação será composta de pelo menos dois textos escritos por pessoas com pontos de vista distintos sobre o assunto em foco.
Vice-versa
Espaço para divulgação de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Programas Profissionais de Pós-Graduação que refletem sobre o ensino de história. Convidamos aos docentes pesquisadores da Educação Básica que orientam sua práxis pela relação indissociável entre ensino-pesquisa, e vice-versa, a divulgarem seus trabalhos nesta coluna. Há espaço também para textos que se proponham a refletir sobre as singularidades destes programas e suas reverberações nos quefazeres da sala de aula de História e no debate sobre a elaboração dos saberes históricos escolares.
Trajetórias dialogadas
A coluna Trajetórias dialogadas é dedicada às memórias do campo do Ensino de História. Espera-se que as narrativas apresentadas aqui trarão registros sobre a construção do campo do Ensino de História como pesquisa e produção de conhecimentos. Esperamos receber contribuições e registros de outras iniciativas que podem vir em formato de entrevistas, trechos escolhidos, fotografias ou artigos.
Rizoma de ações
Divulgação de eventos, palestras, entrevistas, lives, podcast etc, de âmbito regional e/ou nacional, do campo do Ensino de História. Cada evento divulgado deve ser acompanhado de um texto que o apresente e o descreva, bem como de um card e/ou o de seu link de acesso. Rizoma de ações significa pensar em como os diversos eventos de Ensino de História podem se conectar e dar consistência ao campo, sem que percam suas especificidades, já que um rizoma, de acordo com Deleuze e Guattari, se conecta, se multiplica e se fortalece pelas alianças que produz.
Apresentação
Apenas para dossiê
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.