Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O material submetido à revista está adequado ao escopo da Coluna escolhida.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto segue os princípios éticos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Não foi publicado outro material de minha autoria ou co-autoria, na Palavras Abehrtas, nos últimos dois meses

Diretrizes para Autores

Essa iniciativa da ABEH visa possibilitar a divulgação de trabalhos desenvolvidos no Brasil e no exterior sobre o ensino de história, no formato de divulgação científica. Buscamos por textos concisos, que convidem a conhecer iniciativas e que provoquem debates, sem a necessidade de enquadrar-se no formato de artigo acadêmico.

As publicações serão feitas mensalmente com textos, imagens, registros, descrições, lançamentos e informações sobre diversos temas do ensino de história, conforme o escopo de cada coluna. Serão aceitos materiais de docentes e discentes da educação básica assim como do ensino superior e das pós-graduações.

Todos os materiais enviados serão analisados pela comissão editorial e/ou pelo conselho de consultores a partir dos seguintes critérios: adequação ao escopo da coluna, respeito às normas de formatação e respeito aos princípios éticos da revista.

 

Normas de formatação

            Os textos deverão conter no máximo três mil palavras (incluindo título, autoria e referências) e ser enviados em arquivo em formato editável (.doc, .docx, .rtf e similares), em fonte Times New Roman tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento 1,5. Para citações e referências, devem ser seguidas as normas ABNT NBR 10520 e 6023. Recomenda-se que os textos incluiam links para vídeos, imagens, arquivos de áudio (podcast e outros), planos de aula, atividades de estudantes, entre diversas outras formas de expressão.

O título deve estar centralizado, em negrito e todas em maiúsculas. Nome completo de autora ou autor devem estar abaixo do título, alinhado à direita, acompanhado de nota de rodapé contendo vínculo institucional e correio eletrônico.

 

Princípios éticos

Todos os trabalhos enviados para a Revista Palavras ABEHrtas devem estar de acordo com a promoção da diversidade, dos direitos humanos, do antirracismo e do combate a todo tipo de discriminação, em conformidade à Constituição Federal de 1988. As produções devem prezar pela pluralidade de ideias e pelo debate respeitoso e propositivo.

Ao submeter um arquivo à Revista, os-as-es autores-as assumem que respeitaram os princípios de ética na pesquisa em ciências humanas (conforme Resolução CNS 510/2016) e que recursos ou citações que envolvam autoria de terceiros foram devidamente referenciados e/ou há autorização para sua reprodução. Além disso, os-as-es autores-as são responsáveis pela autorização do uso de imagens e outras produções realizadas por estudantes da educação básica sob sua responsabilidade.

Novas submissões de uma mesma autoria devem observar o prazo de dois meses.

Os trabalhos publicados na Revista Palavras ABEHrtas podem ser incluídos na Plataforma Lattes em Produção Técnica ou em Educação e Popularização de C&T.

Chão da História

Esta coluna tem a intenção de ampliar as repercussões do programa “Chão da História”,
constituindo-se em espaço de debate acerca dos temas tratados nos episódios já
produzidos e de suas relações com questões candentes. Nesse sentido, tanto as/os
convidadas/os do referido programa como profissionais da educação em geral podem
contribuir com análises que articulem concepções de educação, experiências
curriculares e o ensino de História.

Desafios e dilemas da profissão docente

Essa coluna objetiva apresentar pesquisas, reflexões e experiências desenvolvidas no âmbito escolar e não escolar, que sejam resultado de atividades desenvolvidas pelos sujeitos e que possibilitem o processo de formação docente, inicial e/ou continuado. As atividades desenvolvidas em Estágio Supervisionado, em espaços escolares e não escolares, oficinas, minicursos e atividades de jogos podem ser sistematizadas e apresentadas como potencial de reflexões sobre a formação docente. A coluna está aberta para as diferentes perspectivas teórico-metodológicas que dialogam com este processo formativo e que fundamentam o ensino de História nos múltiplos espaços e nas mais variadas modalidades.

Provocações

A coluna propõe debates teórico-metodológicos que tenham como pauta a transversalidade entre teorias, reflexões e práticas no ensino de História. Cada publicação será composta de pelo menos dois textos escritos por pessoas com pontos de vista distintos sobre o assunto em foco.

Vice-versa

Espaço para divulgação de pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Programas Profissionais de Pós-Graduação que refletem sobre o ensino de história. Convidamos aos docentes pesquisadores da Educação Básica que orientam sua práxis pela relação indissociável entre ensino-pesquisa, e vice-versa, a divulgarem seus trabalhos nesta coluna. Há espaço também para textos que se proponham a refletir sobre as singularidades destes programas e suas reverberações nos quefazeres da sala de aula de História e no debate sobre a elaboração dos saberes históricos escolares.

Trajetórias dialogadas

Entrevistas dedicada à velha guarda das-os-es pesquisadoras-es do campo do Ensino de História .

Rizoma de ações

Divulgação de eventos, palestras, entrevistas, lives, podcast etc, de âmbito regional e/ou nacional, do campo do Ensino de História. Cada evento divulgado deve ser acompanhado de um texto que o apresente e o descreva, bem como de um card e/ou o de seu link de acesso. Rizoma de ações significa pensar em como os diversos eventos de Ensino de História podem se conectar e dar consistência ao campo, sem que percam suas especificidades, já que um rizoma, de acordo com Deleuze e Guattari, se conecta, se multiplica e se fortalece pelas alianças que produz.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.