Publicada edição n. 4 - outubro 2021
Neste mês, contamos com dois textos na coluna Provocações. Carmem Gil subverte as tradicionais perspectivas sobre Educação Patrimonial e propõe que o seu lugar no ensino de história é o de "reconhecer, valorizar e reparar". Já Danielle Farias prossegue o debate iniciado no nosso primeiro número, trazendo novos argumentos sobre as relações entre os campos do ensino de história, da história e da educação.
Na coluna Chão da História, três docentes compartilham experiências de criação curricular na Educação Básica e no Ensino Superior. Ao entender o currículo como narrativa e as práticas de sala de aula como oportunidades de refração, os autores Diogo Vianna, André da Cunha e Felipe Silva instigam-nos ao exercício da esperança.
Na coluna Rizoma de Ações apresentamos dois textos bem diversos. O primeiro é o lançamento do livro "Do lado esquerdo do peito, Paulo Freire: Presente!". Os organizadores da obra - Marco Mello, Caroline Pacievitch e Marcus Vianna apresentam o livro e convidam para a leitura.
O segundo texto foi produzido por uma das curadoras da própria coluna, Adriana Ralejo, listando os eventos que acontecerão em novembro e lembrando que a ABEH conta com uma agenda de atividades, disponível aqui no site da revista e também na página da Associação.
Desejamos boas leituras e que se sintam provocados-as-es a seguir em debate conosco!
Editoria Palavras Abehrtas
Outubro de 2021