Juventudes periféricas e musicalidades em conflito na escola pública

Autores

  • Ariel Boaz Costa e Silva Faculdade de Eduação - UFMG

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Juventudes Periféricas, Educação pública, Educação popular, Música, Rap, hip hop, Direito à cidade

Resumo

O artigo faz uma análise da diversidade de musicalidades presentes entre os estudantes das escolas públicas em Belo Horizonte - MG. Busca entender como as musicalidades e identidades de jovens periféricos são recebidas pelas escolas e pelos docentes, expondo os conflitos geracionais e o preconceito cultural existente na relação escola-aluno. Foram expostos os dados e resultados de uma sequência didática executada pelo autor em uma escola pública de Belo Horizonte, tendo em vista a reflexão sobre o uso das musicalidades, identidades e canções no ensino de história e na prática docente em geral.

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Publicado

2021-07-09

Como Citar

Costa e Silva, A. B. (2021). Juventudes periféricas e musicalidades em conflito na escola pública. Palavras ABEHrtas, (1). Recuperado de https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/14

Edição

Seção

Vice-versa