Youtube e Ensino da História

Autores

  • Natália Araújo dos Santos UFG

Palavras-chave:

Didática da História, Youtube

Resumo

A transformação digital causou impactos na sociedade, em seu jeito de se comunicar, trabalhar e também aprender. O YouTube foi inicialmente uma plataforma voltada para o entretenimento, mas com o passar do tempo novas utilidades foram sendo encontradas, uma delas sendo a disponibilização de vídeos didáticos. É nessa plataforma que muitos alunos do Ensino Fundamental e Médio buscam auxílio para compreender melhor (ou totalmente) o conteúdo que estão aprendendo na escola. No YouTube podem ser encontrados diversos vídeos com temas históricos, desde documentários até vídeos curtos que prometem resumir longos períodos da história. Entre os criadores deste conteúdo estão pessoas da área da educação, mas também muitos aventureiros e entusiastas que criam seus vídeos sem uma base teórica concreta. Algo comum entre a maioria dos vídeos é o uso do humor e linguagem informal, por isso muitos alunos enxergam o YouTube como um local de aprendizagem descontraída e fácil. No entanto, é importante ter em mente que informação e entretenimento podem ser inversamente proporcionais, quando se trata de aprendizagem histórica nem todos os temas podem ser abordados com humor e piadas. Durante o período de pandemia, mais do que nunca, crianças e adolescentes estão fazendo uso da internet como a maior ferramenta de estudos, por isso é preciso discutir como fazer um uso adequado e eficaz do YouTube, de modo que os alunos possam de fato aprender como tratá-lo como uma fonte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

Araújo dos Santos, N. (2021). Youtube e Ensino da História. Palavras ABEHrtas, (2). Recuperado de https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/19

Edição

Seção

Desafios e dilemas da profissão docente