Descobrindo Sambaquis

formação continuada em Educação Patrimonial para valorização da pré-história colonial capixaba

Autores

  • Pedro Carlos de Oliveira Alves Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Formação Continuada, Sambaquis, Ensino de História

Resumo

O presente trabalho é parte dos resultados obtidos durante pesquisa desenvolvida entre anos de 2016 e 2017, no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Instituto Federal do Espírito Santo. A problemática que guiou a pesquisa foi a valorização do passado pré-colonial capixaba por meio da inserção dos sítios arqueológicos do tipo sambaqui em perspectiva educativa. A pesquisa se justifica uma vez que o patrimônio histórico-cultural capixaba pouco é abordado em âmbito escolar, onde muitos professores também desconhecem os subsídios teóricos para seu ensino. Para tanto, foi desenvolvido uma formação continuada de professores com base no referencial teórico-metodológico da Educação Patrimonial, em uma pesquisa do tipo qualitativa onde parte dos dados foram produzidos por meio de aplicação de entrevista semiestruturada aos professores participantes da formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-08-20

Como Citar

de Oliveira Alves, P. C. (2021). Descobrindo Sambaquis: formação continuada em Educação Patrimonial para valorização da pré-história colonial capixaba. Palavras ABEHrtas, (2). Recuperado de https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/25

Edição

Seção

Desafios e dilemas da profissão docente