“Acontece nas escolas”:

um brado pela esperança!

Autores

  • Maria de Fátima Barbosa Pires

Palavras-chave:

Ensino de História, Práticas docentes, Acontece nas escolas

Resumo

Texto inaugural da coluna A coluna “Acontece nas escolas” que busca  materializar-se para além do papel de arquivo de “boas práticas”, sem contudo, descartar essa importante missão. Mas indo além, se propõe ao diálogo a partir dos entrecruzamentos entre as políticas educacionais globais e seus efeitos  nas micro relações cotidianas dos sujeitos nos variados contextos educacionais. 

É a dimensão humana da relação com o outro que esta coluna buscará focalizar. Para isto convidamos os sujeitos inseridos nos mais variados contextos educacionais a produzirem reflexões, compartilharem suas experiências seja através de relatos, da construção de políticas, de procedimentos alternativos e de produções teóricas e acadêmicas que nos tragam chaves interpretativas para estas transformações em curso.

O formato dessas produções é livre, mas segue os critérios da revista inclusive no que diz respeito aos princípios éticos. A autoria poderá optar por expressar-se através de textos escritos, vídeos, podcast, entre outros meios. Os trabalhos poderão ser produzidos por diversos sujeitos dos contextos educacionais, professores e pesquisadores.

Além disso, almeja-se aproveitar o protagonismo dos nossos estudantes (seja da educação básica, do ensino superior, da Educação de Jovens e Adultos e até mesmo de outros espaços não formais de escolarização) que poderão expressar-se através de trabalhos em coautoria com seus professores.  O material será analisado pela curadoria dessa coluna e se considerado adequado será encaminhado para publicação. O fluxo se dará de forma contínua, o que possibilitará a ampliação das nossas discussões.

Trata-se, desta forma, de um investimento no potencial criativo da escola, pois ela já “acontece”. Nos falta apenas iluminar esse território tão contestado, pois é nele que encontraremos as portas abertas para novos horizontes. É nesse território que se ouve o brado pela esperança.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIESTA, Gert. Para além da aprendizagem - Educação democrática para um futuro humano. São Paulo: Autêntica Editora, 2017.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PIRES, Mª de Fátima Barbosa. Desafios e Possibilidades de Análise de Teias discursivas no Currículo de História In: ANDRADE, Juliana A. de; PEREIRA, Nilton Mullet (Orgs.) Ensino de História e suas práticas de pesquisa. São Leopoldo: Oikos, 2021 (254-271)

POPKEWITZ, Thomas S. Estudos curriculares, história do currículo e teoria curricular: a razão da razão. Em Aberto, Brasília, v. 33, n. 107, p. 47-68, jan./abr. 2020. Disponível em: http://rbepold.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/view/4508/pdf. Acesso em 28/09/2020.

Downloads

Publicado

2021-06-08

Como Citar

Barbosa Pires, M. de F. (2021). “Acontece nas escolas”: : um brado pela esperança!. Palavras ABEHrtas. Recuperado de https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/7

Edição

Seção

Acontece nas escolas