Papos decoloniais:
aprendizagem histórica de um nono ano carioca
Palavras-chave:
Aprendizagem, Afro-brasileiros, Ensino de História, DecolonialidadeResumo
O artigo discute a abordagem das questões étnico-raciais, numa classe do nono ano, pertencente à Rede Básica de ensino do Rio de Janeiro. Intencionando atender ao cumprimento da Lei10.639/03, que implementa a obrigatoriedade da cultura africana e afro-brasileira.São apresentadas ferramentas pedagógicas aplicadas em sala de aula, que possibilitaram a averiguação da aprendizagem histórica dos discentes ao longo do primeiro bimestre de 2023. Para tanto, foram trabalhados os conceitos de colonialidade e de modernidade, discutidos especialmente por MELO(2020), num convite ao debate sobre as relações de dominação, pautadas em critérios étnico-raciais e ainda por RIBEIRO(2019), num chamamento a repensar os privilégios da branquitude que destinou aos corpos negros, espaços de silenciamentos. As aulas representaram caminhos que convocavam os estudantes a se interrogarem como as discriminações étnico-raciais afetaram e afetam seus viveres ao longo do tempo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Lucilia Maria Esteves Santiso Dieguez

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.