Papos decoloniais:

aprendizagem histórica de um nono ano carioca

Autores

  • Lucilia Maria Esteves Santiso Dieguez Prefeitura do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Aprendizagem, Afro-brasileiros, Ensino de História, Decolonialidade

Resumo

O artigo discute a abordagem das questões étnico-raciais, numa classe do nono ano, pertencente à Rede Básica de ensino do Rio de Janeiro. Intencionando atender ao cumprimento da Lei10.639/03, que implementa a obrigatoriedade da cultura africana e afro-brasileira.São apresentadas ferramentas pedagógicas aplicadas em sala de aula, que possibilitaram a averiguação da aprendizagem histórica dos discentes ao longo do primeiro bimestre de 2023. Para tanto, foram trabalhados os conceitos de colonialidade e de modernidade, discutidos especialmente por MELO(2020), num convite ao debate sobre as relações de dominação, pautadas em critérios étnico-raciais e ainda por RIBEIRO(2019), num chamamento a repensar os privilégios da branquitude que destinou aos corpos negros, espaços de silenciamentos.  As aulas representaram caminhos que convocavam os estudantes a se interrogarem como as discriminações étnico-raciais afetaram e afetam seus viveres ao longo do tempo.

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Esteves Santiso Dieguez, L. M. (2023). Papos decoloniais:: aprendizagem histórica de um nono ano carioca. Palavras ABEHrtas, (especial). Recuperado de https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/78

Edição

Seção

Desafios e dilemas da profissão docente