Um trabalho colaborativo no ensino de História

gênero, sexualidades e relações étnico-raciais

Autores

  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai
  • Lívia Nascimento Monteiro
  • Triodite Gabriel Donizetti Partenos Ferreira Simionato

Palavras-chave:

Ensino de História, Gênero e sexualidade, Relações étnico-raciais

Resumo

Diante do contexto pandêmico no ano de 2020, o curso de História da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) teve que se reinventar. Propondo Grupos de Trabalhos no lugar das disciplinas regulares, estruturamos o nosso GT Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-Raciais no Ensino de História, cujas atividades se estenderam de agosto de 2020 a março de 2021. Buscamos repensar os currículos e o ensino de História numa perspectiva interseccional e decolonial, discutindo textos acadêmicos, visitando virtualmente museus e acervos, pesquisando e trocando experiências acerca das relações de gênero, sexualidade e étnico-raciais. Ao fim, produzimos coletivamente um caderno didático, destinado à formação inicial ou continuada de professores/as, que reescreve os currículos e reinventa formas de se praticar o ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-07-04

Como Citar

Gouveia de Oliveira Rovai, M., Nascimento Monteiro, L., & Partenos Ferreira Simionato, T. G. D. (2023). Um trabalho colaborativo no ensino de História: gênero, sexualidades e relações étnico-raciais. Palavras ABEHrtas, (especial). Recuperado de https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/86