Um trabalho colaborativo no ensino de História
gênero, sexualidades e relações étnico-raciais
Palavras-chave:
Ensino de História, Gênero e sexualidade, Relações étnico-raciaisResumo
Diante do contexto pandêmico no ano de 2020, o curso de História da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) teve que se reinventar. Propondo Grupos de Trabalhos no lugar das disciplinas regulares, estruturamos o nosso GT Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-Raciais no Ensino de História, cujas atividades se estenderam de agosto de 2020 a março de 2021. Buscamos repensar os currículos e o ensino de História numa perspectiva interseccional e decolonial, discutindo textos acadêmicos, visitando virtualmente museus e acervos, pesquisando e trocando experiências acerca das relações de gênero, sexualidade e étnico-raciais. Ao fim, produzimos coletivamente um caderno didático, destinado à formação inicial ou continuada de professores/as, que reescreve os currículos e reinventa formas de se praticar o ensino de História.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Lívia Nascimento Monteiro, Triodite Gabriel Donizetti Partenos Ferreira Simionato

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.