Saiu o número 5 da Palavras ABEHrtas!
Com alegria, publicamos a quinta edição da Revista Palavras ABEHrtas, referente ao mês de fevereiro de 2022.
Saiba mais sobre Saiu o número 5 da Palavras ABEHrtas!A proposta desse espaço é que ele se configure como território amplo e aberto para divulgação, informação e debates no que se refere e afeta o ensino de História, conforme os atuais valores e missões da ABEH de estabelecer interlocuções cada vez mais abrangentes e de valorizar o trabalho de professores e professoras de História em todos os níveis e âmbitos de ensino, gestão, pesquisa e divulgação. A intenção é reunir depoimentos e relatos de experiências, produções de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, debates conceituais no campo do Ensino de História, bem como discutir temáticas de demandas contemporâneas e divulgar projetos e iniciativas pelo Brasil e pelo mundo.
A revista está composta por seis colunas, cada uma contando com uma dupla de curadores/as e coordenada por uma editoria renovada anualmente. Os textos são publicados mensalmente, a partir de convites da curadoria e também por livre demanda. Os textos deverão estar conformes ao escopo de cada coluna e adequados às normas de formatação, além de respeitar os princípios éticos da Revista. Serão aceitos também diversos formatos de expressão, tais como: textos escritos, vídeos, podcasts, canções, entre outros meios de interação, sempre acompanhados de uma apresentação que contextualize o conteúdo.
ISSN 2764-0922
Com alegria, publicamos a quinta edição da Revista Palavras ABEHrtas, referente ao mês de fevereiro de 2022.
Saiba mais Saiba mais sobre Saiu o número 5 da Palavras ABEHrtas!Com alegria, publicamos a quinta edição da Revista Palavras ABEHrtas, referente ao mês de fevereiro de 2022.
Nessa edição, contamos com três artigos.
Na coluna Desafios e dilemas da profissão docente, conferimos o trabalho "Desenterrando gigantes: a responsabilidade ética dos historiadores", de Lucas Rodrigues, que construiu uma instigante reflexão sobre memória, esquecimento e história.
Já na coluna Provocações, Margarida Dias de Oliveira e Itamar Freitas oferecem um texto crítico, realista e propositivo em torno da BNC - Formação, com o excelente título "Base Nacional de Formação de Professores: diminuir retrocessos e construir futuros possíveis".
Por fim, Robson Fernandes, na coluna Vice-Versa, explora "O nó na garganta: o falacioso discurso da 'ideologia de gênero' ainda continua provocando pânico moral no ensino", relatando experiências notáveis desenvolvidas com estudantes de Ensino Médio.
Convidamos a ler e a seguir o debate, encaminhando seus próprios trabalhos que comentem estas e outras publicações da nossa revista!