NA BARRA DA MOROSIDADE:

UMA ESCOLA ESTRUTURADA, MAS AINDA MULTISSERIADA

Autores

  • André de Souza Soares SEEC RN - Professor Efetivo
  • Margarida Maria Dias de Oliveira

Palavras-chave:

História, Dilemas da prática docente, Escolas multisseriadas

Resumo

Este texto é fruto de uma inquietação que me acompanha há mais de uma década e que esteve no escopo da minha pesquisa de Mestrado do Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) entre 2020 e 2022. As escolas multisseriadas são parte integrante de um dos desafios e dilemas mais sensíveis da educação brasileira. No que se refere a prática docente, este texto visibiliza uma realidade docente que pode ser referência pela verossimilhança com outros cenários semelhantes, desafiadores e que tentem a replicar condicionamento aproximados que foram o motivo desta minha inquietação. Descortinar realidades pouco visibilizadas (ensino fundamental anos finais e ensino médio) nos contructos reflexivos sobre a prática docente posterior, é um mecanismo importante no entendimento dos problemas que interferem no alcance de resultados de aprendizagem significativa nesta etapa, sendo necessário mapear em retrospectiva o percurso dos nossos estudantes, e, neste caso particular, um mapeamento com vistas ao paradigma da educação rural multisseriada. 

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Publicado

2023-11-30

Como Citar

Soares, A. de S., & Dias de Oliveira, M. M. (2023). NA BARRA DA MOROSIDADE: : UMA ESCOLA ESTRUTURADA, MAS AINDA MULTISSERIADA. Palavras ABEHrtas, (7). Recuperado de https://palavrasabehrtas.abeh.org.br/index.php/palavrasABEHrtas/article/view/68

Edição

Seção

Desafios e dilemas da profissão docente